top of page
WhatsApp Image 2024-02-07 at 22.43.15 (3).jpeg

CONTATO

+55 11 98354-7101 

maria.vittoria.lqo@gmail.com

REDES SOCIAIS

SOBRE MIM

ARQUITETURA, CENOGRAFIA, ASSISTÊNCIA E DIREÇÃO DE ARTE EM SÃO PAULO 

Formada em arquitetura pelo Mackenzie em 2012, trabalhei quase 10 anos na área, em escritórios como Studio Arthur Casas e Bernardes&Jacobsen, depois Bernardes Arquitetura, fazendo projetos, acompanhamento de obra, reuniões e contato direto com os clientes e fornecedores. Nesse período aprendi, além de fazer desenhos técnicos de construção, todo o processo de uma obra civil e como gerenciar os vários fornecedores e solicitações dos clientes.

 

No meio de 2017 resolvi deixar o escritório e tentar um outro modo de trabalhar. Pouco depois fiz um filme publicitário como assistente de direção de arte e acabei ficando no audiovisual até hoje. Fiz  publicidades, longas e curtas-metragem, séries para canais abertos e de streaming, vídeos institucionais e documentais. Trabalhei com diretores de arte como Marines Mencio, Vera Hamburger, Taísa Malouf, Fernando Zucollotto, Carol Ozzi, Marcão Carvalheiro, Gui Marini, Yurika Yamazaki, Andrian Cooper, Claudia Terçarolli entre outros, atuando como cenógrafa ou (algumas vezes e…) 1ª assistente de direção de arte. Em cenografia atuando, tanto intervindo nas locações, como com construção em estúdio, onde o conhecimento adquirido nos anos de arquitetura me ajudaram e continuam me ajudando muito na parte de cenografia, tanto na concepção, desenho, execução e acompanhamento da construção dos cenários.  Fazendo o papel de assistente de direção de arte, além do lugar criativo de ajudar a pensar na condução imagética da história, aprendi que organização é muito importante, com suas listas, e-mails e reuniões para conferência geral do andamento do projeto, levando esse aprendizado para cenografia também.

 

Como diretora de arte, com toda bagagem de assistente e cenógrafa, junto com direção e fotografia, meu intuito é pensar de forma criativa e executiva a melhor maneira de contar a história proposta imageticamente, onde os personagens - atores, objetos e espaços - são capazes de construir a narrativa, criando uma experiência imersiva para o público.

Uma direção de arte que conte história, para além do que é dito.

bottom of page